O Município do Porto aderiu à plataforma BUPi - Balcão Único do Prédio, através da qual os proprietários podem identificar os seus prédios rústicos e mistos.
As propriedades identificadas no Balcão Único do Prédio (BUPi) ascendem a 28% no continente e 3% na Madeira, o que corresponde a 31% da área identificada, num total de 3,942 hectares nos municípios abrangidos no processo.
O Balcão Único do Prédio (BUPi) foi distinguido com o Special Achievement in GIS (SAG) Award, prémio internacional, que reconhece práticas de excelência na utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
O Balcão Único do Prédio já identificou dois milhões de propriedades, adiantou à agência Lusa a coordenadora deste programa, sublinhando que para este resultado contribuíram mais de 300 mil proprietários.
O projecto do Balcão Único do Prédio já permitiu georreferenciar 1,3 milhões de propriedades nos 153 municípios nacionais que não dispõem de cadastro, anunciou hoje a ministra da Justiça.
Cerca de 90% dos municípios a norte do Tejo, que não dispõem de cadastro da propriedade rústica, aderiu já ao Balcão Único Predial (BUPi), que permite saber onde estão e a quem pertencem as propriedades em Portugal.
O Balcão Único do Prédio já está disponível em 137 municípios e pretende alcançar os 153 concelhos que não dispõem de cadastro geométrico rústico.
O Balcão Único do Prédio (BUPi) contabilizou, durante o mês de Julho, mais de 50% do total de RGGs iniciadas desde o início da fase de expansão (cerca de 20 200 RGG), em Fevereiro deste ano.